Quando chegamos no período de Ano Novo somos levados a refletir o que mudar para para o próximo ano. Muitas pessoas fazem listas de metas a cumprir, começam uma nova rotina, prometem mudanças em sua maneira de viver...enfim, no início de um ano temos uma sensação de oportunidade de recomeçar.
Se analisarmos a história do patriarca Jacó, registrada em Gênesis à partir do capítulo 25, poderemos notar que em dois grandes momentos de sua vida ele teve a chance de recomeçar. Após enganar seu pai para conseguir a benção da primogenitura (Gênesis cap. 27) e fugir para a casa de Labão, Jacó teve um encontro com o Senhor, onde recebeu a promessa de prosperidade e de proteção.
Depois de alguns anos, em terra estrangeira, onde casou-se, teve filho e enriqueceu, Jacó volta para a terra de seus pais, orientado pelo Senhor: “E disse o SENHOR a Jacó: Torna à terra de teus pais e à tua parentela; e Eu serei contigo” Gên. 31:3.
No decorrer do relato chegamos a segunda oportunidade de um novo começo dada a Jacó, onde lutou com Deus e passou a se chamar Israel. “Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste...Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva” (Gên. 32: 28 e 30).
Caro leitor, neste novo ano que se inicia temos a oportunidade de recomeçar. Deus nos oferece a chance de mudar práticas erradas, de abandonar pecados e de receber seu perdão. Hoje é o tempo de recomeçar! Que as boas novas do evangelho ilumine seu novo ano e que Deus esteja com você! Um Feliz Recomeço!
S.M Ahnert